A antecipação da restituição do Imposto de Renda pode significar alívio financeiro imediato, mas é arriscada para alguns contribuintes.
A restituição do Imposto de Renda é paga pela Receita Federal todos os anos, aos brasileiros que se enquadram nos critérios. Em geral, a devolução é feita aos contribuintes que pagaram a mais do que deveriam.
Além do mais, quem comprovar despesas com saúde, educação, e outros gastos, também pode receber o valor. O pagamento é feito em 5 lotes e terminam no final do ano. Por essa razão, existem bancos que oferecem a antecipação – como um empréstimo.
Banco do Brasil libera restituição do Imposto de Renda para estes brasileiros; veja quem pode sacar
O Banco do Brasil anunciou uma nova opção para os contribuintes que desejam antecipar a restituição do Imposto de Renda. O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda foi pago no dia 31 de maio. O segundo lote será pago no final do mês.
Enquanto isso, é possível antecipar até 100% do valor a ser restituído. Este serviço pode ser uma excelente alternativa para quem precisa de dinheiro rápido e não quer esperar até o pagamento oficial.
Como funciona a antecipação da restituição do Imposto de Renda?
A antecipação da restituição do Imposto de Renda oferecida pelo Banco do Brasil é feita por meio de um empréstimo chamado BB Crédito Direto ao Consumidor (CDC) Antecipação IRPF.
O cliente pode antecipar até 100% do valor da restituição, com um limite de R$ 50 mil. As taxas de juros variam conforme o perfil do cliente.
Veja como solicitar:
- Declaração do IRPF: durante a declaração do Imposto de Renda, informe uma conta corrente ou a chave Pix do Banco do Brasil para o depósito da restituição.
- Adesão: a adesão à antecipação pode ser feita durante a declaração ou na retificação.
- Contratação: a contratação do serviço pode ser realizada até 30 de setembro de 2024 pelo aplicativo BB (https://www.bb.com.br/), Internet Banking ou nas agências do Banco do Brasil.
- Crédito na conta: o valor antecipado será depositado automaticamente na conta corrente do contribuinte na data em que ele receberia a restituição ou no vencimento do contrato, o que acontecer primeiro.
A principal vantagem do empréstimo é o acesso rápido ao valor da restituição do Imposto de Renda. Em vez de esperar pelos lotes de pagamento da Receita Federal, o contribuinte pode ter o dinheiro em mãos de forma antecipada.
Calendário de pagamento da restituição 2024
Para aqueles que optarem por não antecipar, os lotes de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2024 seguirão o calendário abaixo:
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
Bancos que oferecem o empréstimo
Além do Banco do Brasil, o Itaú, Bradesco, Caixa e Santander oferecem a antecipação da restituição do Imposto de Renda. Cada instituição financeira possui a própria regra sobre as taxas e condições de pagamento.
O que você deve considerar antes de optar pela modalidade
Vale mencionar que a antecipação da restituição do Imposto de Renda pode ser arriscada. Em primeiro lugar, o desconto é automático. Ou seja, assim que a Receita liberar o valor, o banco já usa como pagamento.
Sempre existe o risco do contribuinte cair na malha fina. Mesmo que não receba a restituição, deverá pagar pelo empréstimo – e pode ficar com o nome sujo, caso não tenha recursos para quitar o débito.